quarta-feira, 13 de maio de 2009

ERA UM DIA CALMO AQUELE

 Era um dia calmo, aquele. Tudo corria mormalmente naquela cidade. As pessoas andavam, conversavam, reclamavam, xingavam... Tudo estava normal. Só que ninguém imaginava que bandidos haviam fugido da cadeia.
 Era um grupo de seis pessoas. Todos acusados de um mesmo crime: assalto; afinal, formavam uma quadrilha de assaltantes, era isso o que eles sabiam fazer de melhor. Eles viviam da tristeza das pessoas. Tudo que tinham era roubado.
 Foram presos durante um assalto. Ficaram seis meses na cadeia, e depois conseguiram fugir. Agora, voltar a assaltar! Mas só tinham três armas - uma escopeta sem balas e dois revólveres de brinquedo. Como roubar agora?
 O líder da quadrilha disse que ninguém ia descobrir que aquelas armas eram de brinquedo, quando as pessoas vissem-nas, iriam tremer de medo e dar tudo o que eles pedissem. Todos concordaram e planejaram os assaltos.
 O primeiro deu certo; assaltaram um carro. O segundo também, dessa vez, uma loja. Eles não iriam assaltar um banco nunca mais, pois tinham trauma: foram presos durante um assalto a banco. O terceiro foi a uma lanchonete. Já no quarto, eles não se deram bem. Foi um assalto a um carro novamente, dessa vez com uma mulher ao volante e duas crianças no banco de trás.
 - Essa vai ser fácil - disse um deles.
 Não foi. Chegaram no carro, apontaram as armas e gritaram:
 - Isso é um assalto, passa tudo!
 A mulher, seja por coragem ou por desespero, falou que não ia dar nada.
 - Passa logo, senão a gente atira!
 - Quero ver se vocês têm coragem!
 Teriam, se as armas fossem de verdade. Mas não eram. Até que uma criança percebeu que as armas não tinham balas e gritou:
 - Ah, mãe, essas armas são de mentira, eles não vão atirar, não!
 - Sério? - disse a mãe - então é agora que eu não vou dar nada mesmo! Tchau, ladrões de galinha!
 E se foi. Os ladrões não fizeram nada, só ficaram se olhando com cara de bobos. Descobertos por uma criança! O dia voltava a ser calmo.
 No outro dia, cometeram outro assalto com as armas de brinquedo.

Nenhum comentário: