sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Para as mulheres, garotas e afins

Há algum tempo, eu estava lendo um livro chamado "O Vendedor de Sonhos", de Augusto Cury e, num capítulo, o protagonista tratou a questão das mulheres. Ele disse que nós fomos, através das épocas, conquistando nosso lugar no mundo, um papel de importância, e, quando finalmente chegamos ao nosso verdadeiro (e merecidíssimo) patamar, o sistema arranjou um novo jeito de acabar com a gente: valorizou demais a aparência física, desprezou as gordinhas, criou estereótipos... E, por fim, nos transformou em objetos, feitos somente para alegrar os homens, para agradá-los.
Eu não sei se essa última frase estava escrita no livro, mas é a pura verdade. Nós fomos mais uma vez enganadas pelo sistema. Nos preocupamos com coisas ridículas, como não engordar, só para satisfazer o homem. Depois dizem que a sociedade não é machista!!! É claro que ser gordo demais é um sério problema de saúde, mas querer emagrecer só para agradar a alguém, para ser aceita, é um sério caso de burrice aguda.
Nossas mentes estão tão ocupadas pelo sistema, o que ele pensa, o que ele diz, que não paramos e pensamos: "Será que eu vou ser feliz se for magérrima, mas não puder comer o que quiser? não puder ir ao Mc Donald's, Bob's e afins para comer o que realmente gosto? Será que vou ser mesmo totalmente infeliz se tiver uns quilinhos a mais?"
Viramos escravas da nossa própria vaidade. Não nos preocupamos com coisas mais importantes. Só queremos satisfazer aquele padrão de beleza. E, com isso, perdemos tudo o que conquistamos por todas as épocas. Perdemos para o sistema.
Não vou dar receitas para reverter esse mal. Só vou dizer: Sejamos mais conscientes. Não obedeçamos cegamente ao que a mídia diz. Não façamos parte da multidão.

Um comentário:

Paula disse...

É isso aí Elisa!!!
Você tem razão!! Parabéns adorei o post!! beijos